0

Quais são os sintomas da falta de sono?

Há pessoas que apenas precisam de 6 horas de sono por dia, porém elas não são a maioria. O indicado é, pelo menos, 8 horas de descanso diariamente. Além de uma questão de produtividade, dormir bem garante sua saúde e até mesmo sua segurança. Então, conheça hoje quais são os sintomas da falta de sono.

Veja agora problemas resultantes da insônia e saiba como pode evitar que eles aconteçam.

6 sintomas da falta de sono

Dormir pouco afeta o organismo e interfere no potencial de cada pessoa. Isso inclui problemas de memória, respostas emocionais, agilidade na tomada de decisões e a habilidade de processar o que está sendo aprendido. Entenda o que as noites em claro podem causar ao seu corpo e mente.

1. Baixa capacidade cognitiva

Uma noite de insônia pode interferir na capacidade para escolher as melhores alternativas. Assim, o insone tem mais dificuldades para construir conclusões acertadas. Além disso, os reflexos também ficam mais lentos.

Outro problema cognitivo ocasionado pela falta de sono é a habilidade de memorização e processamento dos conteúdos estudados.

2. Estresse de descontrole emocional

O estresse é um dos sintomas mais recorrentes vindos da insônia. Esse problema aumenta a cada noite que se passa acordado. Pessoas estressadas costumam ter pouca empatia, baixa produtividade e acentuação das emoções negativas.

Isso ocorre porque as amídalas cerebelosas, responsáveis pelas emoções, respondem melhor quando uma pessoa está descansada. A falta de sono causa uma desconexão entre elas e o córtex pré-frontal, causando um descontrole nas reações emocionais.

3. Pele desgastada

O primeiro sinal que se nota em uma pessoa que dormiu mal são as olheiras. Elas mostram claramente o cansaço e excesso de noites em claro. Porém, esse é apenas o começo dos prejuízos para a saúde da pele.

A insônia causa ainda o surgimento de linhas de expressão no rosto, deixando a área abaixo dos olhos sem brilho. O cortisol liberado na privação de sono também interfere na regularidade do colágeno, essencial para manter a pele jovem.

4. Sonolência diurna

Além de acabar com o bom rendimento, a sonolência diurna pode levar a consequências muito mais graves. Esse mal é um dos principais motivos dos acidentes nas estradas.

Já para aqueles que trabalham com máquinas ou serviços repetitivos também podem ser prejudicados. Nesses casos, a ocorrência de acidentes é muito mais elevada.

5. Aumento do apetite

Um dos sintomas da falta de sono é o aumento do apetite. Tal fato acontece porque o ciclo de sono está ligado aos hormônios que controlam a saciedade. Devido ao aumento pelo desejo de carboidratos, ficar sem dormir pode elevar o peso corporal.

Outro caminho que também leva ao sobrepeso são os lanches noturnos. Para conter a ansiedade para conseguir dormir, é muito comum que os insones recorram a alimentos à noite. A intenção é causar um alívio no nervosismo com o prazer momentâneo da comida.

6. Redução da libido

Tanto mulheres quanto homens percebem uma redução em seu desejo sexual depois de uma noite sem sono. Uma das explicações para esse problema são outros sintomas da insônia, como: sonolência, estresse, falta de energia e preocupação.

Dessa forma, a privação do sono pode interferir até mesmo na qualidade dos relacionamentos de uma pessoa.

Ao saber quais são os sintomas da falta de sono, é preciso evitar que isso aconteça. Dessa forma, ao notar as primeiras noites em claro, busque um bom tratamento para a insônia. Existem diversos, como: higiene do sono, chás calmantes e psicoterapia.

Outro tratamento eficiente para dormir melhor é apostar nos suplementos contra a insônia. Diferentemente dos remédios controlados, os suplementos são 100% naturais e não prejudicam o organismo. Experimente e veja mudança positiva em sua vida.

Bando Desbravador

Deixe uma resposta