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Insônia: 10 dicas para a higiene do sono

Dormir mal não precisa ser sua realidade. Aplicando técnicas simples para eliminar os hábitos que influenciam no descanso, já é possível melhorar as suas horas de sono. Se quer ficar livre da insônia, confira 10 dicas para a higiene do sono.

Antes de recorrer aos medicamentos controlados, utilize essas estratégias em seu dia. Ao longo do tempo, você notará como esses detalhes fazem a diferença. Então, aplique a higiene do sono e tenha uma noite muito mais tranquila.

Quais são as melhores dicas para higiene do sono?

Existem muitas formas de cuidar da qualidade das suas noites. Acompanhe as 10 melhores dicas para a higiene do sono. Aplicando essas ideias será fácil acabar com a insônia e dormir tranquilamente.

1. Tenha horários bem definidos

Manter uma hora fixa para acordar e dormir é importante. Assim, o corpo já se acostuma com esse ritmo. Procure seguir o cronograma também no fim de semana.

2. Não fique mais do que 20 minutos acordado

Se deixar e perceber que não consegue dormir, levante-se. Passar mais do que 15 ou 20 minutos acordado na cama apenas gera ansiedade.

3. Evite assistir à televisão ou utilizar smartphone antes de dormir

Esses aparelhos, assim como o tablet e notebook, emitem uma luz azul prejudicial para o repouso. Essa luminosidade impede que a mente descanse.

4. Não cochile mais do que 30 minutos

Um cochilo depois do almoço pode ajudar a revigorar as energias. Porém, quando passa de meia-hora tende a provocar mais lentidão durante o dia e até insônia.

5. Não trabalhe ou estude na cama

Mantenha sua cama apenas para atividades relaxantes. Evite utilizar esse espaço para atividades do cotidiano. Isso deixará a mente alerta todo o tempo.

6. Faça atividades físicas cedo

A maior parte das pessoas sente dificuldade para dormir ao fazer atividade física à noite. Por isso, prefira o horário da manhã ou tarde para os exercícios.

7. Tenha uma rotina noturna

Separe alguns momentos antes de dormir para tomar um chá calmante ou ler um livro. Outra opção é tomar um banho morno para relaxar.

8. Faça refeições leves

Ingerir alimentos gordurosos ou picantes muito tarde causa problemas para dormir. Nesse horário o metabolismo está mais lento, por isso prefira as comidas leves.

9. Não consuma alimentos estimulantes à noite

Após as 18h prefira não tomar café ou chá preto. Fuja também do consumo de chocolate e energéticos.

10. Evite bebidas alcoólicas antes de dormir

Embora elas possam induzir ao sono, é comum despertar na madrugada. Assim, o descanso fica entrecortado. Então, esse hábito prejudica a qualidade do sono.

Para acabar com a insônia, basta seguir essas 10 dicas para a higiene do sono. Eliminando costumes nocivos, é fácil ter um descanso reparador e ficar muito mais disposto para as atividades da rotina.

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Bando Desbravador

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