0

Descubra o que pode causar a perda de sono

A dificuldade para descansar à noite é um problema mundial. No planeta, 45% das pessoas sofrem para dormir bem. Muitas vezes os motivos desse problema não são detectados. Então, descubra o que pode causar a perda de sono.

Ao saber os pontos-chave que atrapalham o seu repouso você pode agir para eliminar cada um deles. Veja mais sobre o que provoca a insônia e, muitas vezes, passa despercebido.

10 razões que podem causar a perda de sono

Permanecer insone apesar do cansaço é uma das sensações mais frustrantes existentes. Porém, essa não precisa ser a sua realidade. Entenda melhor sobre os hábitos que podem causar a perda de sono e veja como mudar isso.

1. Substâncias estimulantes

Muitos acham que as bebidas alcoólicas, por relaxarem, ajudam a dormir. Elas podem até levar ao sono inicial, porém isso não é prolongado. Além do álcool, há outros vilões como: cafeína, drogas recreativas, chá preto, guaraná em pó e energético.

2. Horas no computador

O excesso de trabalho em frente à tela do computador sobrecarrega o cérebro. Esse estímulo deixa o organismo alerta, o que faz ser mais complicado pegar no sono.

3. Atividade física noturna

Praticar exercícios físicos de 4 a 6 horas antes de dormir interfere no sono. Isso ocorre devido à produção de adrenalina gerada no exercício, deixando o corpo agitado.

4. Condições neurológicas

Problemas como a ansiedade, Alzheimer, mal de Parkinson e  pernas inquietas podem ser a razão da insônia. Os remédios e as alterações em áreas do cérebro levam à falta de sono.

5. Estresse diário

O estresse é uma das maiores causas da perda de sono. Várias situações cotidianas geram esse mal, seja o excesso de trabalho, uma dificuldade familiar ou muitas horas de estudo.

6. Depressão

De acordo com o site WebMD, cerca de 80% das pessoas com depressão sofrem com alterações no ciclo de sono. Em alguns casos o paciente tem insônia, já para outros o que ocorre é uma grande sonolência.

7. Dores crônicas

As dores crônicas podem ser o que causa a perda de sono. Entre os males que podem ser citados estão: fibromialgia, artrite e refluxo.

8. Alterações hormonais

Mudanças nos hormônios, em especial para as mulheres, acabam interferindo na qualidade do repouso. Essa dificuldade surge no decorrer do ciclo menstrual, na menopausa, durante a gestação e após o parto.

9. Ronco

A insônia afeta tanto a pessoa que ronca quanto a que tem um parceiro com esse problema. O ronco, além de impedir o começo do sono, pode interromper o descanso na madrugada.  

10. Idade mais avançada

Determinadas alterações biológicas vindas com o processo de amadurecimento podem causar problemas para dormir. Além disso, também há agravantes como enfermidades e efeitos colaterais de remédios que causam insônia.

Agora que você sabe o que pode causar a perda de sono, não deixe que isso aconteça em seus dias. Busque soluções para acabar com a insônia e ter uma vida muito mais saudável e produtiva.

Uma boa opção para evitar a falta de sono é investir nos suplementos naturais contra a insônia. Além de não causarem dependência química, eles também não agridem o organismo. Não perca mais suas noites e encontre a paz e tranquilidade que você merece.

Bando Desbravador

Deixe uma resposta