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5 dicas para dormir cedo e acabar com a insônia

Você costuma passar de meia-noite acordado? No momento parece divertido, mas na hora de acordar sempre vem aquele arrependimento, não é? Então veja hoje 5 dicas para dormir cedo e acabar com a insônia.

Passar a noite em claro faz com que o dia seguinte seja muito cansativo. Não deixe que esse hábito atrapalhe seu trabalho, estudos ou lazer. Confira como desenvolver o costume de ir para a cama mais cedo.

5 dicas para dormir mais cedo e acabar com a insônia

Com esses 5 passos práticos você  pode criar o seu novo hábito de dormir mais cedo. Assim, as horas da madrugada serão aproveitadas para o descanso e você terá um sono muito mais restaurador.

1. Tenha um bom motivo

Para conseguir ir para a cama mais cedo, é preciso ter um porquê forte. Ou seja, entender os benefícios que serão colhidos ao adotar esse novo hábito. Sem saber as razões para dormir antes do habitual, qualquer distração fará com que o plano não funcione.

Então, saiba o que fará com as horas extras que conseguirá pela manhã. Algumas opções são: ver o nascer do sol, fazer uma caminhada ou exercício físico, ter um tempo para si mesmo, responder e-mail que ficam acumulados e conseguir sair antes do engarrafamento no trânsito. O importante é achar algo que te inspire e motive.  

2. Fique longe das redes sociais 2 horas antes de dormir

Além de ser uma prática que ajuda a acabar com a insônia, ficar longe das mídias sociais evitará muitos problemas. Logo, fará com que você não entre em um ciclo de rolar o feed (que não tem fim) ou comece uma conversa longa com um amigo à noite.

Além disso, a luz dos aparelhos de pequenas telas como smartphones, tablets e notebooks são nocivas. Essa luminosidade envia um sinal ao cérebro informando que ainda é cedo e impede a produção de melatonina, o hormônio do sono.

3. Crie uma rotina da noite

Fazer sempre a mesma ação cria um caminho neural no cérebro que ajuda para que esse ato seja um hábito. Por isso, ter uma rotina noturna ajudará para que sua mente entenda que é o momento de relaxar e dormir tranquilamente.

Então, adote costumes relaxantes uma ou duas horas antes de ir para a cama. Alguns exemplos são: tomar um banho morno, beber um chá, ler um livro tranquilo, escutar músicas calmas e planejar seu dia seguinte.

4. Não perca as horas da manhã

Se você está indo dormir mais cedo é porque pretende ganhar algumas horas pela manhã. Logo, dormindo melhor será fácil acordar disposto e evitar a insônia vinda por dormir muito tarde. Então, aproveite as horas extras quando amanhecer.

Ao fazer alguma atividade produtiva e fugir de apenas dormir mais, o cérebro aciona um mecanismo de recompensa. Assim, ao saber que acordar mais cedo gera algo benéfico, a mente enviará respostas positivas que ajudarão a manter o costume de dormir cedo e acordar mais cedo.

5. Persista em sua nova rotina

Não é do dia para a noite que você conseguirá dormir mais cedo e acabar com a insônia definitivamente. Um hábito leva, no mínimo, 21 dias para ser formado. Então, seja paciente com você mesmo.

Ainda que falhe uma vez, não deixe que isso atrapalhe sua meta. Continue normalmente no próximo dia e fique firme em seu objetivo de ter um sono mais reparador e profundo.

Então, fixe o seu novo horário, não enrole na cama pela manhã e mantenha o ritmo. Em pouco tempo será fácil ver os resultados ao ser muito mais produtivo, ficar mais disposto e ter muito mais qualidade de vida. Quem dormir melhor todas as noites? Então, experimente os suplementos naturais contra a insônia. Eles não prejudicam o organismo ou causam efeitos colaterais. Aproveite essa chance e tenha um ótimo sono.  

Bando Desbravador

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